Sobre

Criada em 22 de abril de 1981, por alguns músicos de Vassouras que viram a necessidade de manter viva a tradição das Bandas de Música. Durante muitos anos essa Banda tocou e encantou as cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro. Em 2000, através do PIM – Programa Integração pela Música, passa a oferecer ensino musical gratuito para crianças da rede pública de Vassouras e cidades vizinhas.

Conveniado como Ponto e Pontão de Cultura pelo Governo Federal em 2005 e 2008, respectivamente e, em 2010, como Ponto de Cultura pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, a atuação institucional é ampla nas áreas da educação para a vida, cultura, arte e cidadania.

O incentivo à promoção da integração e do encantamento social, a mobilização de ações comunitárias, culturais, educacionais e sócio políticas e o incentivo às relações étnico-raciais positivas, são marca desse Programa que há 17 anos, proporciona elementos para o desenvolvimento sócio econômico, contribuindo na formação de cidadãos conscientes de si, do outro, da realidade que os cerca e de sua capacidade de transformação. Transformação através da integração, utilizando a música como principal ferramenta.

A metodologia desenvolvida em todos os segmentos é da multiplicação dos saberes, onde os alunos mais experientes iniciam os alunos novatos, repassando seus conhecimentos e assim, contribuindo para a sustentabilidade. Esta foi e continua sendo uma das ações mais importantes dentro da Sociedade e sua garantia de continuidade.

Atualmente seu público direto é de 192 inscritos regularmente matriculados. Esclarecemos que o número de beneficiários é bem superior, mas, sem matrícula e documentação com idades a partir de 03 anos, sendo 90% em situação de risco social, distribuídos nos municípios da região.

Em 17 anos de caminhada a instituição também conquistou, além de muitos amigos e parceiros, os seguintes prêmios e seleções: Prêmio Cultura Nota 10, 2004 (Governo do Estado do Rio de Janeiro e Instituto Cultural Cidade Viva); Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade RJ/ES 2005 (IPHAN/MinC); Prêmio Escola Viva 2007 (MinC); Seleção no Edital do Criança Esperança  2007 (Rede Globo/UNESCO); Prêmio Interações Estéticas 2008 (Funarte); Pontinho de Leitura 2008 (MinC); Pontinho de Ludicidade 2008 (Minc); Prêmio Areté 2009 e 2010(Minc / Mais Cultura); Prêmio Asas 2009 (MinC); Agente Escola Viva 2009 (MinC); Agente Cultura Viva 2009 (Minc), Pontinho de Ludicidade 2010; Empreendedor Sócio Cultural 2011 (Instituto Cultural Cidade Vive e SEBRAE); PróCultura 2011 – Apoio a Festivais e Mostras (FUNARTE/MINC), Circuito das Artes (Secretaria de Cultura RJ); Cidades Criativas 2017 (Secretaria de Cultura RJ).

 Com uma equipe renomada no mundo musical nacional e internacional, os professores universitários, mestres, doutores, em sua grande maioria atuando como voluntários, temos durante esses 17 anos de caminhada, conquistado muitas alegrias, entre elas a aprovação de muitos alunos nos cursos de música nas Universidades Federais, além de vários ingressos como oficiais músicos nas forças armadas brasileiras (Marinha, Aeronáutica e Exército Brasileiro).